Origem

Origem do nome TAUPO / (pronuncia-se “TÔU-PO”)

TAUPO corresponde a um lago localizado na Nova Zelândia. De origem vulcânica, consiste no maior lago em área de superfície do país. Este local é cercado de misticismo e significado para o povo Maori (indígenas neozelandezes).

A cultura dos maoris é rica e muito interessante. Eles são de extrema espiritualidade, tudo presente na natureza é sagrado, representa deuses e está vivo. Uma montanha, por exemplo, pode ser irmã de outra. Tudo o que existe possui um espírito chamado mana, até mesmo objetos fabricados. Se a mana for tocada por pessoas não autorizadas, pode ir embora e trazer desgraça para uma tribo.

É inegável que a forma como o povo Maori ocupa e transforma o espaço é cercada de respeito e cuidado com a natureza. Existe um caso onde uma tribo deste povo, através de representantes legais, lutou e conquistou direitos humanos para um rio. Isto mesmo! Através da comprovação da ancestralidade cultural e significado para a tribo, provaram que o rio Whanganui deveria ter status de entidade vivente. Asseguraram, assim, direitos especiais para conservação deste patrimônio.

“Voltar ao passado permite-nos, entre outras coisas, resgatar conhecimento bem como descortinar as bases fundamentais de nossa existência. Ressignificar o presente através da correlação com o antigo baliza o novo, a partir da construção orientada de uma realidade dimensional objetiva no espaço e no tempo”.

Acreditamos que desenvolver atividades econômicas que envolvam a transformação de recursos naturais devem estar sempre acompanhadas de respeito ao bem natural e responsabilidade social. Envolver mecanismos efetivos de controle e mitigação de impactos nos projetos que atuamos, não se trata apenas de cumprir a norma. Trata-se de renovarmos constantemente nosso compromisso com a conservação do planeta. O retorno de imagem obtido em favor das corporações às quais trabalhamos vem através da assertividade com a qual executamos as tarefas regulatórias, e sobretudo, da responsabilidade com que posicionamos os seus projetos na natureza.

Filipe Nunes