Contingência
Acidente: Desmoronamento de Porto de Embarque de Emulsões Asfálticas em Porto Velho, RO
Fomos contratados para condução de uma grave ocorrência ocasionada pelo desabamento da estrutura de um porto utilizado para embarque de emulsões asfálticas no município de Porto Velho, à margem direita do rio Madeira.
Quatorze carretas contendo material perigoso, três veículos da empresa, bem como alguns containers utilizados como estrutura administrativa foram soterrados. Houve vazamento de material para o corpo d’água tributário do referido rio.
A ocorrência exigia extrema agilidade para se implantar os melhores mecanismos de controle e mitigação de impactos com o que se tinha à mão, tendo em vista a urgência e imprevisibilidade da situação. Estabelecemos, já nas três primeiras horas, o plano de contingência buscando acionar todos os recursos disponíveis. Estabelecemos, de pronto, contato permanente com os mais diversos órgãos regulatórios, fiscalizadores e normativos, de maneira a garantir um canal de comunicação confiável e útil para o desentrave dos procedimentos formais inerentes à operação. Protocolizamos o Plano de Contingência nos órgãos e realizamos cada ação nele contido, com previsibilidade e dentro do prazo.
Como fizemos a diferença?
Ao percebermos a possibilidade eminente da contaminação do leito do rio Madeira, decidimos construir uma barragem emergencial de contenção. Tendo em vista a dificuldade de acesso ao local, utilizamos uma balsa com trator de esteira posicionado em sua proa. O mesmo despejava pedras grandes e médias além de pedriscos que eram compactados ao longo da estrutura, em um canal a jusante do acidente. Este procedimento assegurou a sua vedação e impediu que o material derramado das carretas transpassasse a barragem.
Em redundância, acrescentamos três fileiras de barreiras flutuantes absorventes a jusante da barragem, para conter eventuais vazamentos que viessem a ocorrer. Realizamos coleta da água para análise e contraprova aos testes que vinham sendo feitos pelos órgãos de fiscalização, o que comprovaram a efetividade dos mecanismos implantados, sem contaminação do rio.
Estas medidas foram determinantes para o estabelecimento de um cenário de confiança bem como promoveu a devida contenção dos impactos causados.
A seguir implementamos a segunda fase do plano de contingência, iniciando-se os procedimentos de recuperação da área. Foi feita a sucção e esgotamento do resíduo líquido das carretas, assim como da lagoa formada com balsa tanque, raspagem do solo contaminado e encaminhamento de todos os resíduos para destinação final ambientalmente correta. A partir daí foi executada a retirada das carretas e recuperação do solo, concomitante ao monitoramento geológico e geotécnico constante. Métodos de contenção das encostas foram adotados, permitindo então a revegetação dos barrancos e taludes formados.
Realizou-se a recuperação integral da área do antigo porto, todo o material perigoso retirado foi devidamente destinado sem contaminação do leito do rio Madeira. O efetivo planejamento e monitoramento da retirada dos equipamentos da empresa assegurou o sucesso da operação, além da minimização dos prejuízos financeiros ao cliente.